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eSocial: Governo vai lançar versão web para micro e pequena empresa

eSocial: Governo vai lançar versão web para micro e pequena empresa


O Governo Federal vai fazer uma nova rodada de ajustes no eSocial. No próximo ano, será lançada uma versão web do eSocial destinada a micro e pequenas empresas.





A ideia é que a atualização permita que o usuário apresente, diretamente na plataforma do governo, as informações dos funcionários nos mesmos moldes do empregador doméstico e MEI (Microempreendedor Individual).





O foco é atender companhias com até 50 funcionários, o que representa 70% dos empregadores do país





Ainda em 2021, a substituição de obrigação acessória será intensificada. Neste ano, foram substituídas seis obrigações e no próximo ano deixarão de ser exigidas outras oito:





- Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT); 





- Comunicação de Dispensa (CD); 





- Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP); 





- Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) ; 





- Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) ; 





- Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANAD); 





- Folha de pagamento; 





- Guia de Recolhimento do FGTS (GRF).





Até o fim deste ano, o governo ainda quer permitir que o empregador possa fazer o registro de seu funcionário no momento em que faz o registro da empresa na junta comercial.





"Essa será uma das últimas entregas deste ano. Até dia 30 de dezembro entra no ar", disse ao Valor o secretário Adjunto de Trabalho, Ricardo de Souza Moreira.





Fonte: Jornal Contábeis